segunda-feira, 7 de julho de 2014

Gentileza gera...



"Se forem apenas um pouco mais gentil que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus"

        Este é um trecho do livro "Extraordinário" por R.J. Palacio, um livro simples e muito bonito, no qual me chamou atenção sua ênfase na gentileza, e tive que colocar aqui este trecho, por simplesmente ser extraordinário. Em um mundo onde a "correria do dia a dia" tornou-se banal, um "bom dia", "boa tarde" e "boa noite" se tornaram um pouco inesperados, não que não sejam bem-vindos, mas é que realmente, as pessoas já não mais esperam por isso. Vejo tantos "bom dia's" via "whatsapp", que chega a ser esperado, agora quando recebemos um "bom dia" pessoalmente é meio incomum, não sei, talvez porque não tenha o celular para esconder que aquele pode não ser um bom dia, de fato, ou, simplesmente, como disse anteriormente, não esperamos por isso. 
        É claro que o que estou escrevendo aqui não é para medir o nível de boas maneiras, por que, nós aprendemos a ser educados, mas não sei se gentis, realmente. Ser educado é ser civilizado, já ser gentil é ser amável. Não digo que é fácil acordar em uma segunda-feira, ir trabalhar, estudar, ou seja lá o que se for fazer em uma segunda-feira de manhã, e conseguir ser gentil com todos, mas é preciso, quando somos gentis com outros, somos gentis com nós mesmos, como disse Blaise Pascal "Palavras gentis não custam muito, ainda sim conquistam muito". 
        Podemos transformar nosso educado "bom dia" em um gentil "bom dia", as vezes, só o que alguém precisa é um sorriso e um "bom dia", sei lá... Vai que um dia, o "bom dia" seja mais esperado do que o motorista mal-humorado do ônibus de segunda-feira de manhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário